12 agosto 2004

Onde pára o estado?

Uma breve história sobre a política e os partidos.
FP25
Forças Populares 25 de Abril
Tendência: Organização Terrorista de Extrema Esquerda
Fundação: Algures em 25 Abril de 1974
História: As Forças Populares 25 de Abril (FP25), também conhecidas como Frente de Unidade Popular/Forças Populares (FUP/FP25), foram uma Organização Terrorista que efectuou diversos ataques bombistas, assaltos à mão armada e homicídios.
A organização armada lutava por uma revolução socialista. A estrela dourada e a AK47 que aparecem na bandeira são os símbolos comunistas que marcaram as tendências desta organização. Os elementos das FP25 de Abril foram julgados e condenados pelo colectivo do Tribunal da Boa Hora, mas em 1996 foram amnistiados pelo então Presidente da República Mário Soares.
Militantes mais Conhecidos: Otelo Saraiva de Carvalho
Otelo Saraiva de Carvalho foi quem dirigiu as operações do 25 de Abril a partir do posto de comando clandestino, instalado no quartel da Pontinha. Foi nomeado Comandante do Comando Operacional do Continente (COPCON) e Comandante da Região Militar de Lisboa, a 13 de Julho de 1975.
Fez parte da Junta de Salvação Nacional, que governou o país depois da revolução.
Foi preso em Janeiro de 1976, em virtude dos acontecimentos do 25 de Novembro, sendo condenado por abuso de poder durante o período em que comandou o COPCON.
Foi acusado de pertencer à organização FP 25 de Abril que reivindicou vários atentados na década de 80 em Portugal, tendo passado alguns anos na prisão.
Alguns analistas defendem que certos elementos mais radicais da COPCON foram o embrião das FP 25 de Abril.

Sem comentários: