10 agosto 2004

Religião, Seitas e a Cabala

As seitas estão em todos os lados. Quem é que nunca foi abordado por alguns dos seus crentes?
O que é uma seita?
Uma seita é um grupo organizado que, através da devoção a uma pessoa, objecto ou a um conjunto de ideias novas, se organiza em torno de um líder.
O que é uma religião?
A religião é um conjunto organizado de crenças que têm por objecto o sagrado ou sobrenatural.
O que é a cabala?
.
Segundo a tradição judaica, a Cabala surgiu quando Moisés recebeu a Tora (o ensinamento, a Lei) no Monte Sinai. Ele transmitiu a Josué que, por sua vez, a remeteu aos profetas e estes últimos transmitiram-na aos membros da Grande Sinagoga.
A palavra QABALAH (KABALAH ou CABALA) vem do hebraico QBL, CABAL que significa "receber". Assim a Qabalah seria "Aquilo que foi recebido".
No entanto, segundo estudos recentes, entre os quais os de Alexandre Safran (La Cabale - Ed. Payothéque), a Cabala remonta aos tempos pré-históricos. Moisés é que a introduziu na história de Israel.
A ligação.
Moisés recebeu a Cabala de Deus e os Rabinos receberam-na dos Anjos.
O livro sagrado (Zend-Avest) dos seguidores de Zoroastro leva a crer que
os Judeus podem ter recebido os seus princípios da mesma fonte que inspirou o mago persa Zoroastro.
A árvore da vida (OTZ CHIIM) não é mais do que a Árvore do Bem e do Mal, a Árvore do Conhecimento, citada no Antigo Testamento. Ela é ainda conhecida como a Escada de Jacó.



2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei especialmente da conclusão final...
No entanto, a Cabala a que o artigo se refere é uma terceira, não referênciada no comentário.
Esta está ligada ao esoterismo e à religião.

Rui

Anónimo disse...

Boas, pois, eu não considero a Cabala como a origem de todas as religiões por uma razão muito simples. A Cabala não é uma religião, mas sim um ritual de saber codificado e muitas vezes obscuro, tendo ramificações ocultas na área da magia e do esoterismo. A Cabala pode, de facto, ligar-se ou relacionar-se com a religião, desde que esteja de acordo com determinadas condutas de ética pré-determinadas e que são aceites em comunidade. Exemplo disso é a nossa Maçonaria, que cumpre igualmente critérios de inicialização para novos membros do que é ser "maçom". Não, não creio que a Cabala se fique só por esta via "religiosa", na acepção em que a religião é comummente entendida como a religião vigente (predominância do Catolicismo), mas é muito mais e muitas vezes toca-se com os rituais de magia negra, esotericamente falando e podem assumir conotações dúbias que tornem a cabala como um código para a instrumentalização a favor do Mal.
Mas, na sua essência, a Cabala teve a sua origem em processos alquímicos e foi pela primeira vez referenciada por um estudioso de Alquimia. Cabala é tudo aquilo que implica a posse de um código secreto, uma chave para a que nem todos têm acesso...
Daí as referidas conotações literárias e sociais com os significados adquiridos na esfera política e social portuguesa, como, por exemplo, afirmar que o Processo Casa Pia é uma autêntica cabala. Isto porque nunca se chegará a uma verdade e só os que lá estão é que podem saber.;) Continuação de boas actualizações!